quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dicas: Como acertar na hospedagem

Então você decide viajar. Abre o mapa, pensa naquele destino, vai correndo pesquisar passagens de avião. Pronto! Agora só falta saber onde se hospedar.

Pois é, onde se hospedar? Eis a questão. Pois nós, turistas, não conhecemos a cidade, não fazemos a menor ideia de onde é perigoso, onde vale a pena ficar, etc... Então reuni uma série de dicas que eu usava para escolher onde ficar. 

5 perguntas  importantes na hora de reservar sua hospedagem.
  1. Quantos dias você pretende passar na cidade?
  2. Vai andar de transporte público ou alugar carro?
  3. Você vai chegar lá como, de avião, ônibus, trem?
  4. A que horas você vai chegar? De manhã ou de noite?
  5. Vai fazer mochilão ou levar mala de rodinhas?
E uma pergunta extra, que ficará para o próximo post.
6. Prefere hotel ou hostel? Ou couchsurfing? (Qual seu orçamento?) (Para ver esse post, clique aqui).

Mapa
Antes de mais nada, abra um mapa!!!! De preferência aqueles turísticos com desenhos das atrações. Isso te dará uma noção de onde estão as coisas interessantes para visitar. Aproveite e já olhe onde ficam as estações de trem/ônibus e o aeroporto.  Eu costumo também já olhar os pontos de metrô. Sem olhar num mapa não adianta nada...

Mapa de Florença. Foto tirada do site Mapas Blog

Familiarizado com o mapa? Ótimo, então vamos às perguntas. Quantos dias você quer ficar na cidade?
  • Muitos dias: Se a ideia é passar vários dias então vale a pena ficar numa área mais central, perto das atrações. Assim você pode se locomover a pé ou com metrô, sem muitas preocupações com horários e táxis caros. 
  • 1 a 2 dias: Se a ideia é fazer uma visita rápida de um ou dois dias, então priorize o transporte. Quero dizer, prefira ficar hospedado perto da estação de trem ou aeroporto, para ter certeza de que você não vai perder a hora por causa de trânsito ou pane no transporte público, principalmente se a viagem for cedo. Afinal imprevistos acontecem. 
Pense, você vai querer sair a noite? Se depender de transporte público, lembre-se que normalmente após a meia-noite eles fecham.

Outra forma de pensar onde se hospedar é usando a pergunta número 5. A mala? Sim! Você deve estar se perguntando, por que raios o tipo de mala pode influenciar na hospedagem, certo? Vamos à prática.

Foto do site Cidadão do Planeta
Mochilão: Se a ideia é fazer um mochilão, prefira um hotel perto da estação por onde você chegará ou partirá, simplesmente pelo peso da mala. Acredite, carregar 15kgs nas costas, andando as vezes feito barata tonta (afinal, quem nunca se perde um pouquinho numa cidade nova?) cansa e dói! Pode parecer frescura mas você não vai querer estragar sua viagem por uma dor na coluna, né? Não estou dizendo que a mala fará a escolha, só quero que se lembre que este detalhe existe para os mochileiros.
Outro tipo de mala:  Agora se a mala for de rodinha, nem se preocupe...
Distâncias
Certo, então agora você já se familiarizou  com o mapa mas ainda não faz a menor ideia se é longe ou não, certo? Quer uma dica para descobrir? Google Maps!

Isso mesmo, você leu direito, Google Maps! Entre lá, clique em “get directions”, coloque dois endereços aleatórios, arraste as setinhas para os locais que você quer saber a distância, e escolha o meio de transporte (priorizo sempre o homenzinho, para saber a distância à pé). E voilà! O Google te diz a distância em kms e o tempo estimado. Fácil, não? Descubra dessa maneira também a distância de carro ou qual transporte público utilizar.

Ai ai Google, o que eu faria sem você?! Assim fica fácil programar a viagem! E não se engane, 5, 10 ou 15 min. andando com mala nas costas ainda dá. Meia hora entre as atrações não é nada (sem a mala). Eu andava cerca de umas 7h por dia. Cansa mas na hora você nem percebe!

Por que o horário de chegada é importante?
Agora, que raios tem a ver chegar de manhã ou de noite? Simples, alguns hotéis e hostels tem horário. Isso mesmo. Se você não pretende ficar em um hotel chique, desses de rede, com recepção 24h, então preste atenção na hora de fazer a reserva, principalmente em hostels.

Após às 23h, por exemplo, eles podem simplesmente não receber mais os hóspedes (mesmo tendo uma reserva) ou dizer que você deve ligar antes, bater numa outra porta, etc... Enfim. Se seu avião vai pousar às 20h, e você ainda precisa pegar um ônibus até o hotel, veja a distância e tempo no Google Maps e conte pelo menos mais meia hora (e se o avião atrasar? e se tiver trânsito? Pense numa margem de atraso). 
Você não vai querer dormir na rua ou ter que ir a caça de um hotel qualquer a meia noite, não é? Fique esperto. Confira se o hotel tem horário e sempre informe mais ou menos o horário de chegada.

Ufa! Cansou! E isso tudo foi só para escolher a localização do hotel! Quanto trabalho. Então agora vamos ao que interessa: a reserva. Já sabe mais ou menos onde quer ficar hospedado, é hora de entrar nos sites de reserva. Recomendo três: Booking, HostelWorld e CouchSurfing

Nenhum comentário: