segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Passagens, por favor!


Aqui na Bélgica, na hora de pegar o transporte público, você vai descobrir que em muitas estações não existe catraca. Isso mesmo, você pode entrar livremente, sem pagar! Grátis! Na faixa!
Mas não é porque a entrada é fácil que você não precisa pagar. Tome muito cuidado, você pode se meter numa enrascada! E será que vale mesmo economizar dois euros e arranjar um problemão depois?


Nos trens é possível entrar em qualquer um sem pagar. Mas dentro do trem existe o cobrador (controleur). É a pessoa responsável por verificar as passagens. Se um controlador pedir sua passagem, e você não tiver, você terá que comprar uma a bordo e poderá receber uma multa*.

*(a multa pode ser reconsiderada se a estação na qual você embarcou não era possível comprar passagem, como por exemplo as estações que estão em reforma. Fora estas, você receberá uma multa). 

É curioso observar que em geral, entre as estações de trem dentro de Bruxelas (por exemplo, entre as estações Bruxelas Midi,  Bruxelas Norte, Bruxelas Central, Schuman...) o cobrador não passa, então neste caso você consegue viajar de graça, mas só dentro da cidade.


Agora o transporte público urbano já é um pouco diferente. Não existe cobrador. O que acontece é que as pessoas são fiscalizadas nas estações, no susto.  

Você está viajando tranquilamente de metro, desce na sua estação, sobe as escadas e... Ops! Dá de cara com uma barreira de controladores e policiais. Não tem como você saber que eles estão lá, te esperando... Você é pego de surpresa, e se fizer meia volta ou sair correndo, é claro que eles vão sacar que você não pagou. Ou seja, não tem como escapar. 

Você será obrigado a apresentar seu bilhete, se estiver ok eles te deixam passar; se não, você terá que pagar uma multa de 80 euros. 80! (Não era melhor ter pagado os dois euros?). E eles ainda pedem seus documentos, ou seja, se você estiver ilegal por aqui, pode ser deportado e ir direto para a prisão no seu país. 

Nos ônibus, os controladores entram enquanto o ônibus está parado no ponto, e se você tenta descer, têm mais controladores e policiais do lado de fora.

Já fui fiscalizada várias vezes, em estações diferentes, em horários diferentes, e até dentro do ônibus noturno. Já vi gente pagando multa ou sendo presa. A coisa é séria!

Então tome cuidado. Pague os dois euros. Afinal o transporte é de qualidade, é abrangente, limpo e pontual. Seus dois euros estão sendo bem utilizados. Aqui não é como no Brasil, aqui seu dinheiro é bem gasto! Seja honesto.

4 comentários:

Unknown disse...

Oi, sabe dizer se no trecho Londres-Bruxelas Midi (Não falo da all belgium stations) pela eurostar posso pegar qualquer trem para a estacao central de graça?

Tábata disse...

Olá. Não entendi muito em a sua pergunta, mas vou tentar responder.

Se voce quer pegar o trem Eurostar da midi, terá que pagar o trecho inteiro midi-londres. Nao da pra usar o go pass ate a ultima cidade belga porque o trecho deles é midi-londres.

Agora se voce está perguntando se pode pegar um trem nacional, da estacao bruxelas-midi à estacao bruxelas-central, sim, teoricamente os controladores nao verificam os bilhete no circuito dentro de bruxelas. Mas dai vc sai do eurostar e pega um trem normal.

Respondi?

Unknown disse...

Oi tata, exatamente sobre o trecho midi e a estação central em bruxelas. Poque tu falou teoricamente? Na oratica eles olham? Sabe dizer se todo mundo faz isso?

Tábata disse...

Eu nunca vi eles verificarem as passagens dentro de bruxelas, também sempre ouvi dizer que eles NAO olhavam, mas nunca perguntei. Entao, desculpe troquei as palavras, na pratica nunca vi pedirem, mas na teoria deveriam...
Mas a midi da central é bem perto, eh um trecho que da pra fazer tranquilamente a pe, eh uma reta.

Vc pode perguntar no caixa o valor da passagem 'midi-central' dai eh capaz que eles te informem. Mas nunca vi cobrarem.