sábado, 18 de agosto de 2012

Burocracia é apelido carinhoso

Hoje tive um pequeno surto. Já berrei em todas as almofadas e travesseiros que encontrei no caminho. Mas não foi o suficiente. Queria mesmo era enfiar uma caneta no pescoço do infeliz que inventou tanta burocracia!

Você acha que a parte mais difícil é achar uma família que te aceite? Espere para ver.

Você não imagina a complexidade, o tamanho da dificuldade, que estou tendo para conseguir juntar todos os documentos. Ou melhor, juntar não, porque já tenho todos em mãos, o meu problema está sendo mesmo com a tradução.

Eu achei que a tradução seria a parte mais fácil. Afinal eu já fiz tradução, sei como é. Em um ou dois dias dá para liquidar isso. E até aí eu estou certa. O problema, e que ninguém nunca te contou antes, é que para traduzir, antes mesmo de começar, você vai precisar legalizar todos os documentos. O drama é pior do que você pensa. Você terá que legalizar em TRÊS lugares diferentes! TRÊS!

Funciona assim: primeiro você tem que pegar todos os documentos que tem assinaturas (como diplomas, atestados) e levar no cartório em que a pessoa que assinou tenha firma reconhecida, para reconhecê-la de fato. Depois de fazer isso com t-o-d-o-s os documentos, você tem que levá-los para o Itamaraty para que eles legalizem.  Tudo isso só para ganhar um carimbozinho nos documentos dizendo que são válidos. Só depois disso que você poderá de fato traduzi-los (pois os carimbos também devem ser traduzidos, vai entender...). Depois disso tudo, como se já não estivesse legalizadíssimo, você ainda terá que levar os documentos no consulado do país que você quer ir para que ELES também legalizem. Só então que você pode mandar os documentos para o exterior. 

Achou pouco? Não acabou não. 

Além dessa baboseira toda, o seu diploma universitário continuará duvidoso. Por que não basta o MEC, órgão oficial do governo, lançar o maldito diploma, não basta reconhecer a assinatura do reitor no cartório, não basta o Itamaraty dizer que é legal e nem o próprio consulado. Não não, você ainda terá que pedir uma "declaração de que estudou, colou grau e tem o diploma" junto à Universidade, e adivinhem só, terá que reconhecer firma e legalizar, traduzir e legalizar de novo. 

Agora entende porque tanta crise?

Mas não se iluda. Este não é um procedimento único e exclusivo para a Bélgica não. Este é, aparentemente, um procedimento normal escrito nas instruções do site do Itamaraty (inclusive a "declaração"). Esse procedimento todo é pedido para qualquer documentação que precise ser apresentada em órgãos governamentais do exterior. Inclusive para tirar a cidadania italiana, viu! E ninguém fala a respeito.

*Essa burocracia toda é um acordo internacional. Quem vai para a França não vai encontrar tanta dificuldade porque o Brasil e a França fizeram um acordo bilateral para eliminar tanta frescura. 

2 comentários:

Jeh disse...

Nossa menina! Que loucura essa documentação belga!

Por essas e outras acho que a documentação pros franceses é mais simples pelo visto! hahahaha


beijossss

Li disse...

sempre a velha burocracia...mas não desanima, não! O mundo da papelada é assim, mesmo! haha um pouco de paciência + socos nas almofadas e vai dar tudo certo =)
bjooo